Rubiaceae

Ferdinandusa boomii Steyerm.

Como citar:

Monira Bicalho; Eduardo Amorim. 2023. Ferdinandusa boomii (Rubiaceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

45.071,625 Km2

AOO:

24,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

A espécie ocorre no Brasil, Colômbia e Venezuela (Flora e Funga do Brasil, 2022). No Brasil, apresenta distribuição: no estado do Amazonas — nos municípios Manaus, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2023
Avaliador: Monira Bicalho
Revisor: Eduardo Amorim
Categoria: LC
Justificativa:

A espécie é descrita como uma árvore que ocorre na Amazônia do Brasil, Colômbia e Venezuela, em fitofisionomias de Savana Amazônica e Vegetação Sobre Afloramentos Rochosos. Apresenta EOO igual a 36379km² e AOO igual a 20km², e, apesar dos valores de AOO permitirem a atribuição de uma categoria de ameaça, este está provavelmente subestimado pelo baixo esforço amostral na região. Adicionalmente, a maioria dos registros foi documentada em Unidades de Conservação de proteção integral. Somado a isto, não foram documentados declínios populacionais que justifiquem a aplicação de outros critérios. Assim, a espécie foi considerada como Menos Preocupante (LC) neste momento, demandando, portanto, ações de pesquisa para ampliar o conhecimento disponível sobre suas tendências e números populacionais, visando garantir sua perpetuação na natureza no futuro.

Possivelmente extinta? Não

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Ann. Missouri Bot. Gard. 75: 339, 1988. É afim de Ferdinandusa schultesii, mas difere pela corola e tubo da corola mais longos, pedicelos mais longos e folhas maiores geralmente arredondadas a subcordadas na base (Steyermark, 1988).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico da espécie.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree
Biomas: Amazônia
Vegetação: Savana Amazônica, Vegetação sobre afloramentos rochosos
Habitats: 2.1 Dry Savanna, 6 Rocky Areas [e.g. inland cliffs, mountain peaks]
Detalhes: Árvore com até 10 m de altura (Steyermark, 1988). Ocorre na Amazônia, em Savana Amazônica e Vegetação Sobre Afloramentos Rochosos (Flora e Funga do Brasil, 2022).
Referências:
  1. Flora e Funga do Brasil, 2022. Rubiaceae. Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB613118 (acesso em 18 de agosto de 2022)
  2. Steyermark, J.A., 1988. Flora of the Venezuelan Guayana-IV. Ann. Missouri Bot. Gard. 75, 311. https://doi.org/10.2307/2399477

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada nas seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental Margem Esquerda do Rio Negro-Setor Aturiá-Apuauzinho, Parque Nacional do Pico da Neblina e Reserva Biológica Morro dos Seis Lagos.

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.